quarta-feira, 10 de abril de 2013

Mensageiros instantâneos... dos antigos aos novos.


Hoje em dia existem vários mensageiros instantâneos. Com as mudanças do msn para o skype, que eu particularmente odiei..rs.. me lembrei dos mais antigos e a evolução até hoje.
Me limitarei a comentar sobre os que usei e conheço. Acredito que existam ou existiram muitos outros, mas gosto de falar do que conheço na prática. 

Meu 1º programa de mensagens instantâneas foi o ICQ. Nem conhecia direito o mundo da internet e achava divertido o termo "navegar pela net"..rs.. hoje este termo faz parte da linguagem das crianças que começam a aprender falar..rs
Conheci muitas pessoas por ele, mas infelizmente perdi os contatos. Adorava as imagens, florzinhas, carinhas etc. 
Hoje ainda funciona e depois de algumas atualizações esta mais moderno e interage com outros mensageiros e redes sociais. 
Link para baixar e com mais informações http://www.baixaki.com.br/download/icq.htm
Um pouco de históriaO ICQ foi criado em 1996 por quatro jovens israelenses, Yair Goldfinger, Arik Vardi, Sefi Vigiser e Amnon Amir, que fundaram a uma empresa chamada Mirabilis, tendo como objetivo trazer uma nova forma de comunicação pela internet. (Fonte wikipedia) 
Quem usa o ICQ pode me adicionar, meu nº 427557839


Depois do ICQ encontrei o Odigo. Não foi muito divulgado na época mas sem dúvida era muito legal e de fácil uso. Por ter uma interface diferente chamou muito minha atenção. Era mais fácil encontrar e adicionar amigos. Infelizmente a empresa não deu continuidade e parou de atualizar, o site também não funciona mais.
Há alguns relatos de que ele não funciona nos windows mais recentes. Se quiser tentar conhece-lo fica o link com mais informações http://www.baixaki.com.br/download/odigo.htm
Um pouco de história: Odigo foi um antigo programa de mensagens instantâneas, lançado em 1998 concorrendo do ICQ. Com o desenvolvimento de outras marcas nesse setor, como AIMMSN e Yahoo Messenger, Odigo foi descontinuado em 2005. (Fonte wikipedia)


No embalo do ICQ surgiu o Msn. Particularmente no inicio eu gostava muito mais do ICQ. Tentei usar o Msn no inicio, mas travava muito e praticamente ninguém usava. Então o pessoal do windows deu uma virada, melhorou muito o mensageiro meio rejeitado por todos e o msn caiu no gosto de todos.  Porém no começo de 2013 mudou para o skype e por ironia ou não, precisa melhorar e muito para conquistar os usuários do msn, embora o skype surgiu a alguns anos e tem alguns devotos.
Não postarei o link para baixar o msn pois logo não funcionará. Adiante algumas "soluções" para quem não gosta muito do skype.
Um pouco de história: MSN Messenger foi um programa da mensagens instantâneas criado pela Microsoft Corporation. O serviço nasceu a 22 de Julho de 1999, anunciando-se como um serviço que permitia falar com uma pessoa através de conversas instantâneas pela Internet. (Fonte wikipedia)



 Eis que surge o Skype. Inicialmente pareceu a solução dos problemas para conversas e ligações mais baratas, mas não muito atraente para aqueles que não necessitavam tanto desta ferramenta, consequentemente nem todos usavam, e quem usava nem sempre conseguia encontrar no skype aquelas pessoas que precisavam falar. Usei muito pouco no começo.
Porém em 2010 a microsoft comprou o skype e nosso tão querido msn migrou. Vamos ver se melhora..rs
Link para baixar skype http://www.baixaki.com.br/download/skype.htm
Um pouco de história:O Skype surgiu em 2003 e automaticamente se tornou líder em ligações de voz sobre IP na internet. Comprado pelo eBay, o grupo havia mudado para as mãos de um grupo de investidores há cerca de um ano e meio e, na última semana, foi vendido por US$ 8,5 bilhões para a Microsoft, que deve fundir o software com programas como o Windows Live Messenger e com equipamentos como o console Xbox. (Fonte: http://blogs.estadao.com.br )


Ebuddy é um programa online, não precisa instalar e se conecta aos principais mensageiros. Ótima solução para quem quer ficar conectado a vários mensageiros e principalmente ao msn. Tem um visual muito parecido com o msn porém não tem todas as funcionalidades.


Confesso que usei pouquissimo o Yahoo Messenger por ter poucos conhecidos, porém gostei da interface e funcionalidades.
Curiosidade: Em 1 de fevereiro de 2008, a Microsoft desejou comprar a Yahoo! por 44,6 bilhões de dolares, porém a Yahoo! rejeitou oficialmente a oferta dizendo que a oferta subestima o valor da empresa no mercado


E o Google não poderia ficar de fora. Surgiu então o Talk Google. Comecei usar recentemente pois estou usando mais as ferramentas no google, como este blog, o G+ etc. Gostei por ser fácil e integra com tudo.
Um pouco de história: Google Talk (GTalk ou Gtalk) é um serviço de mensagens instantâneas e de VoIPdesenvolvido pela empresa Google, baseado no protocolo aberto Jabber (também conhecido por XMPP). A versão beta do Google Talk foi lançada no dia 24 de Agosto de2005(Fonte wikipedia)


Este é para quem gosta de jogos online porém por ser bem simples e eficiente, serve para comunicação em geral.
Você interage com as pessoas que entram no Raidcall e são previamente aceitos pelo dono da sala. Este dono pode criar salas livres e com senhas. Pode-se conversar com várias pessoas na sala digitando ou pelo microfone. Vale a pena conhecer.


Bom espero ter ajudado a esclarecer a sua escolha para o seu mensageiro instantâneo, já que as opções são variadas. Também matei um pouco da saudade dos antigos...rs.

Me adicione se quiser saber mais:

*Facebook, G+, Talk Google - adicione com o e-mail: dininha21@gmail.com
Yahoo Messenger - adicione com o e-mail: di_ni_nha@yahoo.com.br
Icq - adicione com o nº: 427557839


*By Edna*

2 comentários:

  1. O Odigo foi de fato um ótimo programa para conhecer pessoas novas dos anos 2000. Um dos melhores e tanto que nunca mais me acostumei a usar outro. Agora recentemente me rendi ao Skype e WhatsApp somente para aproveitar os WiFis por ai e despender-se da droga do 3G.
    E curiosamente procurando sobre o Odigo trombei contigo denovo na internet ... eita mundo pequeno..

    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio... não acostumei com skype e tive que me render ao facebook mesmo..rs.. afinal todos foram para lá. Conheço/conheci 3 fábios..rs.. quem seria você?

      Excluir